AIMA atende imigrantes para regularização

A Agência para a Integração, Migrações e Asilo (AIMA) de Portugal, criada para substituir o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), deu início ao atendimento de imigrantes por meio de uma nova Estrutura de Missão anunciada em julho de 2024. Esta ação faz parte de uma estratégia mais ampla do governo para lidar com o acúmulo de mais de 400 mil processos de regularização pendentes. 

A Estrutura de Missão está focada em melhorar a tramitação digital de processos e facilitar o atendimento presencial para a coleta de dados biométricos dos imigrantes que aguardam a legalização​.

Uma das principais mudanças foi a ampliação dos horários de atendimento e a utilização de novos espaços, como o pavilhão de Telheiras, em Lisboa, localizado na Avenida Mahatma Gandhi. Esse local, que já foi utilizado durante a pandemia de COVID-19 para a aplicação de vacinas, será um dos pontos de atendimento da AIMA​.

Os utentes têm recebido comunicações confirmando que os horários de atendimento serão após as 18h, demonstrando o compromisso da agência em acelerar a regularização dos imigrantes no país. 

Este esforço governamental também pode beneficiar o setor imobiliário, já que a regularização da situação dos imigrantes tende a aumentar a demanda por habitação, impulsionando tanto o mercado de compra quanto o de arrendamento. 

Com o crescente número de pessoas buscando se estabelecer legalmente no país, a expectativa é que haja maior movimentação no mercado de imóveis, criando oportunidades para investidores e proprietários​.

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